top of page

São Francisco do jararaca

  • Foto do escritor: Portal Notícias Muaná
    Portal Notícias Muaná
  • 19 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Registro fotográfico do ano de 1939: o grandioso e imponente Depósitos São Francisco do Jararaca.


O que se sabe é que nos primeiros 40 anos do século passado a "FFMN" (Firma Francisco Monteiro Nogueira) juntamente com a Casa São Francisco Agro Industrial Ltda já estavam em pleno funcionamento.

Dentro deste contexto fora erguido este depósito em formato de barracão para suprir o armazenamento da grande quantidade de especiarias como: cana, arroz, óleos de ucuúba e andiroba, sal, palmito, látex da seringueira e já com a relação a madeira, esta já era levada direto à grande serraria movida a vapor com seus grandes guinchos e pelas alvarengas.

Dito isto, após o armazenamento, toda a especiaria iria para o seu processamento: arroz e sal eram levados para a casa de moinho, com os óleos de ucuúba e andirova eram fabricados muito sabão em barra, palmito era manejado também em outro barracão. Com a cana eram fabricadas a famosa Aguardente Velha do Ceará "Ypióca", com maquinários e receitas vindos diretamente do Ceará, ou seja, cada especiaria depois armazenada no depósito era subdividida para cada local de manejo. Ao final, tudo era embalado e rotulado com a marca da empresa "FFMN" para a exportação.

Na imagem pode-se perceber algumas embarcações que naquele período eram chamadas de "montaria", estas eram feitas em madeira cavada, daí o nome.

Estas embarcações eram utilizadas para o traslado das especiarias do local de compra para o Depósitos São Francisco do Jararaca. As montarias ainda não eram movidas a motor, mas sim por grandes remos, presos nas laterais ao qual precisava-se de seis a oito homens nas montarias maiores para que houvesse o impulsionamento mais rápido.

Ahhh como nosso Distrito de São Francisco do Jararaca era bonito e organizado, hoje nos restam lindas lembranças, histórias em que saudosas pessoas ilustres do nosso município de Muaná comprovam toda a veracidade, como: o Cap. Antônio da Costa Azevedo, Te. Rodrigo Lopes Azevedo, Dr. Cipriano Santos, Francisco de Assis Monteiro Nogueira, Raimundo Azevedo Cunha, dentre outros...

Hoje em dia, cabe a cada um de nós lutar para resgatar tudo de bom que um dia fomos, precisamos fazer valer a pena o nome de nosso Distrito, para que com a ajuda de Deus voltemos a ter o que nossos antepassados viveram em épocas de riquezas, prosperidade, educação, cultura e luta social. Não custa nada sonhar...


"Recordar é viver e quem sonha se tem esperança de dias melhores."


A sede da empresa Ypióca atualmente encontra-se em Fortaleza, no Ceará. A cachaça Ypióca é produzida na cidade de Maranguape, desde 1846, pela família Telles.


ree

Texto: Sávio Paula


Sávio da Costa Paula.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Estr. Pedro Ferreira, Muaná - PA, 68825-000, Brasil

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por Portal Notícias Muaná. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page